série volta às aulas

Quais as estratégias dos gestores da rede pública de Santa Maria para manter professores motivados

Dandara Flores Aranguiz

É depois do período de matrículas que começa, de fato, o planejamento estratégico do ano letivo para os gestores das instituições de ensino. Organizar turmas, recepção de alunos e o calendário letivo, discutir projetos e ações são algumas das funções pensadas antes mesmo do primeiro dia de aula pelos profissionais que se dedicam, o ano inteiro, à educação. Uma das tarefas mais difíceis do diretor de escola seja manter o professor motivado diante de tantos desafios, do dia a dia estressante e de outros fatores que acabam desanimando os docentes ao longo do caminho.

O Diário começa hoje uma série especial de volta às aulas. Na primeira reportagem, trataremos dos preparativos que envolvem o papel do docente no processo.

A SÉRIE

  • Hoje - Como manter os professores motivados? 
  • Quarta-feira - Adaptação escolar: como se preparar para mudanças
  • Quinta-feira - Dicas de como organizar a lancheira dos pequenos
  • Sexta-feira - Cuidados com o uso das mochilas

AÇÕES NA REDE MUNICIPAL
A rede municipal de ensino de Santa Maria conta com 1.554 docentes, segundo a Secretaria Municipal de Educação (Smed). Mas como manter a  qualidade do trabalho do docente ao longo do ano letivo?

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Desde 2017, o Núcleo de Formação e Desenvolvimento Humano (Fordes) da Smed atua em diagnóstico, planejamento e organização de ações de formação voltadas ao corpo docente. Neste ano, a ideia é colocar em prática uma atividade de humanização profissional, com a oferta de oficinas e palestras.

- Fizemos uma pesquisa, no ano passado, com os professores para saber quais as demandas pessoais, e, nesse processo, surgiu a questão da motivação, da gestão de conflitos, de relações humanas e da própria saúde do professor. Agora, estamos em fase de testes e de organização. As atividades serão ofertadas pela secretaria aos professores o ano inteiro - explica Cátia Bairro Ferreira, coordenadora do Núcleo Fordes, pedagoga e psicóloga da Smed.

As demandas levantadas na pesquisa pelos docentes

  • Saúde - 77,3%
  • Atividades voltadas às relações humanas - 65,9%
  • Gestão de conflitos - 62,9%

Aulas de meditação, ioga, reiki, dançaterapia e teatro são algumas das opções disponíveis a partir de março aos professores municipais. O apoio psicológico também está na lista dos apontamentos da pesquisa feita com os professores recentemente.

CONTRATAÇÕESFoto: Renan Mattos (Diário)
Eliane dos Santos (da esquerda para direita), Juliana Conrado e Viviane Leal, da Escola Chácara das Flores, comemoram o começo de ano com quadro completo de professores

A convocação de 247 novos profissionais em 2018 e de 51 professores para escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental neste ano é um dos pontos positivos apontados pelas pessoas ouvidas pela reportagem. A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Chácara das Flores, localizada na região norte de Santa Maria, era uma das instituições que sofriam com o quadro flutuante de profissionais. Atualmente, ela conta com 19 professores e 200 alunos da Educação Infantil ao 8º ano.

- Esse é um dos primeiros anos que temos um grupo formado que se mantém. Porque chegava o final do ano, e o professor voltava para a sua escola, eles não eram lotados aqui. Teve vezes que, de um ano para outro, só ficamos eu e outra professora, todos foram embora. - conta Viviane Arruda Machado Leal, professora e coordenadora pedagógica do turno da tarde.

Os desafios não foram poucos. A diretora da escola, Juliana Cezimbra Conrado, lembra que, no primeiro dia de aula do ano passado, o transformador da instituição estragou, e eles ficaram quatro meses sem energia elétrica:

- Demos aula durante esse período sem luz. Trabalhamos dentro das possibilidades e com esse olhar no aluno e no professor, pois, se a gente não tem um ambiente acolhedor, tranquilo e que dá condições para que o profissional se sinta bem, chega no meio do ano e estão todos doentes, pois a carga é muito grande. Nossa escola ficou muito tempo com um estereótipo ruim, e esse processo de desconstrução que passamos só pode ser feito graças ao engajamento dos professores, que dão a cara para a instituição.

NA REDE ESTADUAL
Um dos maiores desafios de motivação tem sido para os gestores da rede estadual de ensino. Diante da crise do governo do Estado, sucateamento das escolas e parcelamento dos salários, a greve de 2017 estendeu o calendário escolar para o ano seguinte: em alguns colégios, as aulas foram concluídas no final de janeiro de 2019.

- A questão da motivação é inerente ao trabalho, pois independentemente do que está acontecendo, a gente tem que buscar, de alguma forma, força para iniciar o ano letivo. E, infelizmente, as perspectivas de melhora não são animadoras. Deveríamos estar, neste momento, pensando em questões pedagógicas, práticas e objetivas, em melhorar a qualidade da escola pública, mas a gente vem com essas questões de subsistência. Faz muito tempo que a gente vem se dedicando pouco ao que realmente faz a diferença, que é o pedagógico - pontua Rafael Torres, diretor-geral do 2º núcleo do Cpers/Sindicato.

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De acordo com Torres, manter os profissionais na rede estadual também é um desafio, já que muitos -  segundo a 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), são 2.963 professores distribuídos nas 40 escolas de Santa Maria - estão desistindo do magistério ou migrando para a rede privada ou municipal. E não são só os professores que estão deixando os colégios estaduais. De acordo com o último Censo da Educação Básica, divulgado pelo governo federal, a rede estadual de Santa Maria teve uma redução de 4,5% no número de alunos de 2017 para 2018.

Questionada sobre os desafios de manter a motivação dos professores, a 8ª CRE informou apenas que, durante o ano letivo, realiza a "Formação Continuada com seus professores, abordando temas referentes ao contexto escolar e programas oferecidos tanto em nível federal quanto estadual" e que "compreende que são vários os desafios a serem enfrentados neste ano".

CALENDÁRIO ESCOLAR
Rede municipal

  • Amanhã - Reunião interna de gestores (diretores, vices e coordenadores pedagógicos)
  • 18 de fevereiro - Cerimônia e jantar de posse da gestão escolar 2019-2022
  • 20 de fevereiro - Início do ano letivo
  • 23 de fevereiro - Evento de abertura oficial e de recepção aos professores

Rede estadual 

  • 18 e 19 de fevereiro - Reuniões de planejamento administrativas e pedagógicas nas escolas
  • 20 de fevereiro - Início do ano letivo

Rede particular

  • A maioria das escolas de Santa Maria voltará às aulas a partir da próxima segunda-feira, dia 11 de fevereiro

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